Do jornal O São Gonçalo
Renovar a generosidade. Esse é o objetivo principal da campanha “Entre Livros”, idealizada pela engenheira sanitarista Ana Paula de Carvalho, moradora de Maricá, que resolveu adotar o projeto, após tomar conhecimento através da internet do “BookCrossing”, uma corrente de trocas de livro que surgiu nos Estados Unidos e que, hoje, é praticada em vários lugares do mundo.
Com a ajuda dos filhos e do marido, todos apaixonados por leitura, Ana batizou de “Entre Livros” a prática de distribuir livros ou revistas durante caminhadas pela cidade, deixando um exemplar de cada vez em pontos estratégicos e de fácil visibilidade para que o usuário do local possa percebê-lo e, desta forma, levá-lo consigo.
“A intenção é levar o máximo de cultura a quem pudermos, reutilizando nossos livros que passam anos nas prateleiras empoeiradas e dar-lhes vida novamente nas mãos ou visão de outra pessoa. As publicações, de conteúdos diversos, não têm outra finalidade que não seja a de engrandecer a cultura do indivíduo através da leitura”, explica Ana Paula, que frisa:
“Os livros não devem ser entregues em mãos. Queremos transmitir mensagens e não imagens”.
Segundo a engenheira, a falta de afeto e o desamparo dos seus conterrâneos foi o que motivou a idealização da campanha.
“Espero que, através do projeto, as pessoas aprendam a dividir, cultivar amizades e trocar experiências”, enumera.
Como nem sempre é possível agradar a todos, o fato de deixar livros em lugares públicos é motivo de receio e críticas de algumas pessoas. Mas para driblar o preconceito, Ana aposta na boa intenção e na grandiosidade da sua campanha.
“Acredito no poder do bem. Se a gente faz coisas com sentimento bom e esperança, consegue que as pessoas recebam essa energia”, finaliza Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário